quarta-feira, 23 de outubro de 2013

"Vou indo sempre na  luta."

Como vão as coisas? 

Como resposta a esta pergunta já ouvi inúmeras vezes como resposta:" Vou indo sempre na luta."
Parece familiar para você?
E se fizermos uma avaliação bem feita desta resposta chegaremos a conclusão .... de que ela é a mais absoluta verdade.

Como assim?

Claro que na maioria das vezes que ouvimos esta resposta supomos que a luta é na vida , por emprego, saúde, família, mas na verdade se pararmos, tirarmos essa questão do mundo compartilhado e a transferirmos para o mundo interno ela é realmente verdade absoluta.

Como assim?



Quando nos embrenhamos pela vida seguindo cada passo , cada  dia ela vai nos mostrando fatos, nos ensinando coisas, nos frustrando, nos dando alegrias, apresentando desafios e como podemos lidar com eles em cada situação, enfim vamos caminhando pela vida e formando através das experiência, das nossas relações quem somos hoje.

Vamos criando nossos anjos e nossos demônios que se empenham em alcançar seu espaço em nossos comportamentos, nossas atitudes, nossas palavras. E assim vamos moldando o ser de hoje.
Acontece que estamos em constante mudança e, como a moda, somos pessoas diferentes em cada estação de nossas vidas, com objetivos diferentes, com relações e necessidades  que mudam de acordo com o momento em que vivemos. A grande questão é que os comportamentos na maioria das vezes continuam constantes porque de uma determinada maneira, em algum momento foram adequados.

Por sermos compostos de tantos momentos e fatos diferente, entramos em batalha interna  o tempo todo,  para tomarmos  as mais simples decisões.
Para algumas pessoas escolher entre um sorvete de chocolate é simples porém para outras pode ser um martírio , uma verdadeira guerra. E assim a cada instante do nosso dia estamos realizando escolhas, tomando decisões.

O que faz com que cada parte deste dia seja bom ou ruim, fácil ou difícil, é o peso que damos a cada momento, a importância e relevância das escolhas que precisamos fazer. 



O que torna estas pequenas batalhas mais fáceis ou difíceis é também o quanto cada um de nós conhece de si, dos seus princípios , dos seus valores. O quanto cada uma das escolhas mexerá com sua base, seu alicerce. O quanto você realmente compreende das suas opções, do que tem valor para você.

O quento estas decisões são tomadas por você ou pelos outros. Em que lugar você esta em cada uma destas disputas. 


O que as torna mais leves é entender onde você esta e onde você quer chegar.  

E como sempre o dialogo é a melhor estratégia sempre. E conhecer cada partezinha que compõe este ser maravilhoso chamado VOCÊ, para poder estar de bem consigo. Ouça e diga a si aquilo que é importante e torne cada luta um presente.


 Fabiana de Thomaz França Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário