terça-feira, 30 de setembro de 2014

O PODER MÁGICO DAS METÁFORAS!!!

O que é uma metáfora?

Metáfora é uma figura de linguagem em que há o emprego de uma palavra ou uma expressão, em um sentido que não é muito comum, em uma relação de semelhança entre dois termos. Metáfora é um termo que no latim, "meta" significa “algo” e “phora” significa "sem sentido". Esta palavra foi trazida do grego onde metaphorá significa "mudança" e "transposição".

Usamos a metáfora no nossa dia a dia em diferentes situações como por exemplo: “Preciso descascar este abacaxi ( solucionar o problema) ”, ou ainda," Meu filho esta forte como um touro".


Quem já ouviu uma expressão assim?

Esta presente em nossa história desde a infância, através de  fábulas, parábolas e histórias infantis que nos foram contadas e  nos marcaram.  A metáfora faz parte das músicas e dos poemas que mais nos emocionaram. As melhores piadas são aqueles que contêm uma boa metáfora nela embutida.

Estamos em contato frequente com esta maravilhosa ferramenta, a propaganda e o marketing fazem uso frequente de metáforas assim como o nome das empresas e dos produtos, seus símbolos e logotipos, seus anúncios e comerciais estão repletos de mensagens metafóricas.

E para que tudo isso? Por que não falar as claras?

Ai esta a grande magia desta ferramenta, a metáfora dialoga com o os dois lados do nosso cérebro, ela consegue dialogar com o nosso consciente e o nosso inconsciente. Dessa forma ela nos induz a um processo natural de mudança. Ao contrário de uma ordem ou sugestão direta de mudança, ela permite à pessoa conscientemente travada e sem saída, perceber, inconscientemente, outras alternativas que não visualizada anteriormente.


O uso da metáfora em psicoterapia tem sido cada vez mais frequente. Freud fazia uso das metáforas nas interpretações dos sonhos, na livre associação de ideias, na metáfora do complexo de Édipo. Jung aprofundou o uso das metáforas ao expandir a interpretação dos sonhos e fantasias de seus pacientes, através dos mitos, símbolos e arquétipos.

Milton H. Erickson teve a sensibilidade de compreender o valor e os benefícios do uso das metáforas junto com a hipnose. Nos seus últimos anos como terapeuta, ajudava seus clientes, apenas contando estórias e metáforas criadas a partir da história pessoal de cada um. Personalizava cada metáfora, moldando-a sob medida para as necessidades específicas daquele cliente. Conseguia, assim, eliciar as respostas dos próprios clientes para os seus problemas, num processo de autoajuda e de auto cura.

As metáforas são capazes de ir além, são capazes de produzirem uma reflexão, um diálogo com conteúdos internos e até de transformá-los produzindo mudanças em nossos comportamentos, em nossos pensamentos e em nossos sentimentos trazendo uma nova visão e experiência para nossas vidas.

Ao ler uma metáfora você está  possibilitando a si novas experiências e aprendizados, esta  produzindo transformações e mudanças internas que farão diferença na sua vida.

Visite nossa página de metáforas e transforme seu dia, sua semana, sua vida!!!


Esperamos você lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário